SOBRE

Entenda o que é o Factoring

Voltada para as pequenas e médias empresas, com o objetivo de fomentar suas atividades, o factoring é uma atividade comercial que soma a prestação de serviços à compra de ativos financeiros ( cheque e duplicatas ) provenientes de vendas mercantis.


O factoring é, portanto, um mecanismo de fomento mercantil, de capitalização da empresa fomentada, que vende os créditos gerados pelas vendas e serviços a prazo para a factoring e recebe dinheiro vivo, o que aumenta seu poder de negociação nas compras à vista de matéria-prima ou para aplicação em qualquer área de sua estrutura.

Histórico do Factoring

A figura do "factor", que remonta ao Império Romano, foi aproveitada, no século XVIII, na época da colonização inglesa para representar na América os interesses da metrópole – Londres -, ou seja: desenvolver a economia local da colônia, priorizando a nascente indústria têxtil e o comércio doméstico.

O "factor" era um agente comercial que tinha por objetivo cuidar de toda a logística, recepção, guarda e armazenamento das matérias-primas e produtos oriundos da metrópole - Londres.

Aquele "factor" que, em 1.808, já prestava serviços de apoio e seleção dos fornecedores e compradores dos produtos das indústrias têxteis que compunham sua clientela, agregou mais uma atividade ao seu negócio: comprar, com seus próprios recursos, os créditos (direitos) gerados pelas vendas feitas àqueles compradores previamente aprovados por ele.

A conjugação das modalidades operacionais de prestação de serviços e de fornecimento de liquidez originou esta bem sucedida experiência do "factor" nova-iorquino.

A expressão factoring surgiu, portanto, para indicar o negócio feito pelo "factor".

Esta é a verdadeira origem de nossa atividade. 

Hoje, 67 países praticam regularmente o factoring.